Estilo de Vida
Aspectos Psicossociais do Fundamentalismo Religioso / Psychossocial Aspects of the Religious Fundamentalism
UM RASCUNHO PARA UMA ANÁLISE DO FUNDAMENTALISMO:
Fundamentalistas das três grandes religiões monoteístas (Judaísmo, Cristianismo, e Islamismo), mesmo tendo diferentes orientações doutrinárias, compartilham um repúdio semelhante no que se refere à secularização das sociedades contemporâneas, cada vez menos subordinadas à autoridade do sagrado.
O universo psicológico e social de pessoas fundamentalistas é construído a partir de experiências da infância nas quais prevalecem pressões para se adequar à sociedade, em uma conformidade sem desvio, e buscar bodes expiatórios para eventuais falhas.
A oposição sistemática às reivindicações e conquistas de grupos sociais historicamente discriminados é uma das características do fundamentalismo religioso no Brasil, seja qual for o seu cunho, comumente contra demandas das mulheres e do grupo LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) pelo direito a autodeterminação, e contra as tradições de povos indígenas.
Aprofunda-se no país o fundamentalismo de cunho protestante, defendido ideologicamente e mesmo politicamente por um segmento do grupo mais conhecido como o de
evangélicos, que como outros movimentos religiosos e conservadores, enfatiza interpretações literais da Bíblia, de acordo com os preceitos das diversas denominações protestantes existentes.
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A DRAFT FOR AN ANALYSIS OF FUNDAMENTALISM:
Fundamentalists of all three great monotheistic religions (Judaism, Christianity and Islam), even with different doctrinal guidances, share a similar rejection in relation to the secularization of contemporary societies, less subject to the authority of the sacred.
The psychological and social universe of fundamentalist people is built from childhood experiences in which prevail pressures to conform to society, without deviation, and seek scapegoats for any flaws.
The systematic opposition to the claims and achievements of historically discriminated social groups is one of the characteristics of religious fundamentalism in Brazil, whatever its nature, often against the demands of women and LGBT (Lesbian, Gay, Bisexual and Transgender) for the right to self-determination, and against the traditions of indigenous peoples.
It deepens in the country the Protestant fundamentalism, defended ideologically and even politically by a segment of the group known as the
evangélicos, which, like other religious and conservative movements, emphasize literal interpretations of the Bible, according to the precepts of the various Protestant denominations existing.
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